Paulo Marcelo Braga
A Terapia da Poesia e da Cantoria
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos

OS MEUS PLANOS DE APOSENTADORIA

 

OS MEUS PLANOS DE APOSENTADORIA

(Aos meus amigos e a quem interessar possa)

 

"Nem por você, nem por ninguém, eu me desfaço dos meus planos" (Fábio Jr.)

 

Quando parei de fumar (no dia 03 de abril de 2023) há mais de um ano, engordei bastante - estou com 92 kilos- comecei a cansar, facilmente, e me submeti, precavidamente, à espirometria (prova de função respiratória) tomografia do tórax, ecocardiograma, ultrassonografia doppler de carótidas e, como a tomografia torácica, apresentou placa de ateroma na aorta e calcificação do botão aórtico, ontem, (09/08/2024) fui submetido a um cateterismo cardíaco.

 

Por intervenção da minha filha Paula Jéssica, fui encaminhado ao devido e esperado atendimento hospitalar. Digo que fui bem recebido na recepção do tão bem equipado Hospital do Coração, por três recepcionistas, uma delas a Giane, antiga colega de trabalho e amiga.

 

Na triagem da urgência-emergência, fui avaliado, com paciência, pelo enfermeiro Carlos, encaminhado à dra Dayse e levado, pela acolhedora técnica Raimunda, ao setor da hemodinâmica, onde fui bem acolhido pelas técnicas Net e Layde e submetido a um cateterismo cardíaco, pela equipe do Dr. Rodrigo.

 

Mas, graças à divindade, estou bem e em paz. Só preciso cuidar da obesidade .

 

Com os medicamentos prescritos, nos momentos aflitos, pelo meu amigo e colega de profissão, "professor" João de Deus Vianna de Azevedo, excelente cardiologista, que atualmente está numa cidade paulista, e a coerente lista de exames, que ele solicitou, num instante, o meu quadro melhorou bastante. Em Belém, estou sendo acompanhado pelo atuante Cardiologista da Clínica Socorr, o Dr. Luiz Maneschy.

 

Vale ressaltar que permanece um nódulo pulmonar, que me manteve afastado, de minhas atividades profissionais, até agora, e me colocou numa situação burocrática de "APOSENTADORIA POR INVALIDEZ", na prática, não publicada no Diário oficial do Município e nem do Estado.

 

Todavia, no meu contracheque da prefeitura (Sesma) venho "fichado" como "APOSENTADORIA POR INVALIDEZ", SEM ESTAR APOSENTADO E NEM INVÁLIDO. DIGO QUE ISSO A SESPA, VALE SER RESSALTADO, NÃO FEZ COMIGO.

 

Voltando aos exames, informo, evitando enxames, que houve alteração da espirometria, "compatível com a obesidade."

 

A recomendação é repetir a tomografia de tórax após seis meses, por determinação do pneumologista (professor Benedito Pauxis) e do oncologista excelente, qualificado e digno Luis Eduardo Werneck.

 

O (frequentemente encontrado comigo) nódulo pulmonar, provavelmente, é considerado benigno.

 

PRETENDO ME SUBMETER À NOVA INSPEÇÃO DAS JUNTAS PERICIAIS E RETORNAR ÀS MINHAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS, na Sesma (no Pronto Socorro Municipal de Belém) e na Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará) exercer minha profissão, outra vez, enfim, PARA ME APOSENTAR, NÃO POR INVALIDEZ, E SIM POR TEMPO DE SERVIÇO,

 

A bem da verdade, eu sei, afinal, que me formei, aos 25 anos de idade, na Universidade Federal do Pará, e já estou com 60 anos, um ancião, com solidários planos de continuar a exercer minha profissão, por vários anos, com alegria, após a aposentadoria por tempo de serviço.

Paulo Marcelo Braga

(Belém, 10/08/2024)

 

Pós Escrito: Meu sentimento necessário de gratidão à Fernanda e à Brenda, a dupla voz, de bonito intento solidário, em atuação lá no Hospital do Coração do Pará. ♥️ Obrigado, muito obrigado!❣️

 

 

AUDIOTECA VIRTUAL POÉTICA E MUSICAL DO MARCELO
Enviado por AUDIOTECA VIRTUAL POÉTICA E MUSICAL DO MARCELO em 12/08/2024
Alterado em 19/08/2024
Áudios Relacionados:
OS MEUS PLANOS DE APOSENTADORIA - AUDIOTECA VIRTUAL POÉTICA E MUSICAL DO MARCELO
Comentários