Paulo Marcelo Braga
A Terapia da Poesia e da Cantoria
Capa Meu Diário Textos Áudios Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos

ATENÇÃO, PUPILOS DE HIPÓCRATES!

ATENÇÃO, PUPILOS DE HIPÓCRATES!

(Não cometam os vacilos dos Hipócrates)

 

 

Ao procurar atendimento e tentar aliviar seu sofrimento para uma enfermidade dolorida, Mariane Silva Torres, 26 anos de idade, foi atendida e morreu no mês passado, exatamente, no dia 24/04/2024, na UPA Centro-Sul, Minas Gerais. Antes de perder a vida a jovem sofreu demais. (1)

 

Mariane Silva Torres

 

Queixando-se de perda de sensibilidade e dores de elevada intensidade nos membros inferiores, chorando, a paciente deu entrada na unidade de atendimento de urgência-emergência.

 

Ao ser atendida, pela enfermeira e pela médica plantonista, teve o quadro avaliado, como "sem gravidade", repelida pela verdadeira ética realista, devido ter sido esquecida, sem atendimento, por várias horas.

 

Com o sofrimento e as desnecessárias demoras na recepção, a paciente à margem da intervenção esperada, sofreu uma convulsão e morreu após a avaliação realizada com exame de imagem, na qual foi identificada exagerada quantidade de líquido nos pulmões e diagnosticada, na verdade, com embolia pulmonar. (2)

 

O namorado da paciente mineira, indignado, chegou a escutar da enfermeira que fez a triagem, o seguinte acinte: "quem está gritando assim não está sentindo dor".

 

Após ter recebido injeções para ansiedade e sofrido, sem ter atenções na unidade, a paciente, permaneceu desassistida e perdeu, infelizmente, a vida.

 

O caso foi denunciado como negligência e, a bem da verdade, terá um prazo para ser apurado, como determina as sinas legais, pela gerência da unidade e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais.

 

O atendimento de emergência deve ser isento de negligência! Pupilo de Hipócrates que permanece na desatenção diante da dor, que existe num paciente, e se atreve a cometer o vacilo dos hipócritas, merece punição do órgão fiscalizador da decente profissão médica.

 

Se está triste a situação da medicina, mais rude e triste ainda é quem insiste na malina e incapaz atitude de afronta, de engodos e generalização da acusação, que opina contra todos os profissionais de saúde.

 

Sem vacilar, há que se "separar o joio do trigo", e evitar o "comboio inimigo da ética" e das puras atuações, de causar perigo à categoria médica, com injúrias, calúnias e difamações.

 

Todavia, admoestar, se puder, publicamente, a patifaria que está a prejudicar qualquer paciente, vem a ser, além de um dever, um direito de cidadania, feito com primazia e respeito.

 

 

 

Paulo Marcelo Braga

(Belém, 28/05/2024)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

(1)

G1

"Família de jovem que morreu em UPA de Belo Horizonte denuncia negligência médica

Corpo de Mariane Silva Torres, de 26 anos, foi velado em uma funerária da capital nesta quarta (24). Segundo parentes, mulher morreu ao buscar atendimento na UPA Centro-Sul.

Por Manoela Borges, Leonardo Milagres, TV Globo e g1 Minas — Belo Horizonte

 

24/04/2024 20h36 Atualizado há um mês"

👇

CLIQUE AQUI E LEIA NO G1

 

(2)

ESTADO DE MINAS

"NEGLIGÊNCIA

PBH cobra fundação responsável por médicos de UPA onde jovem morreu

Mariane foi medicada para crise de ansiedade. Posteriormente, um aparelho de ultrassonografia detectou quantidade expressiva de líquido na região torácica"

 

Laura Scardua*

25/04/2024 20:44 - atualizado 25/04/2024 21:31

Estado de Minas

26/04/2024 19:57 - atualizado 30/04/2024 19:37

👇

CLIQUE AQUI E LEIA NO ESTADO DE MINAS

 

 

AUDIOTECA VIRTUAL POÉTICA E MUSICAL DO MARCELO
Enviado por AUDIOTECA VIRTUAL POÉTICA E MUSICAL DO MARCELO em 28/05/2024
Alterado em 29/05/2024
Áudios Relacionados:
ATENÇÃO, PUPILOS DE HIPÓCRATES! - AUDIOTECA VIRTUAL POÉTICA E MUSICAL DO MARCELO
Comentários