O PROBLEMA RUDE
DO SISTEMA DE SAÚDE
"O sistema é foda!" Frase de José Padilha, autor do filme "Tropa de Elite", divulgada pelo personagem "Capitão Nascimento".
Um aviso ao povo desavisado e sem siso, no estorvo que o tem vitimado, a todo instante, é considerado importante e será, como um medicamento, ofertado, no intento de vê-lo curado do sofrimento inquisidor que o tem afetado, de modo lúdico, rude e interesseiro, no setor privado e público de saúde brasileiro.
É dever e obrigação de todo médico, exercer sua profissão, de modo ético, denunciando, se puder, corrupção rústica identificada no desmando de qualquer gestão pública e/ou privada. É claro que isso custa caro! A perseguição que existe na corrupção não desiste de prejudicar quem a denunciar.
Tem relicário de médico pobre (financeiramente falando) porém, milionário, pelo modo nobre, decente, como vem atuando, porque é bem ético e nem encobre um delinquente bando. É preciso ter muita consciência para agir com justa decência, sem fugir da luta contra a delinquência!
Legisladores que não denunciarem os corruptos, além dos corruptores, e se tornarem coautores dos astutos planos prejudiciais aos atendimentos dos pacientes, nem terão indultos soberanos, mas julgamentos condizentes e condenados, de modos firmes, se forem comprovados os seus crimes.
Vereadores, deputados, senadores, gestores municipais, estaduais, ministros, promotores, juízes e o gestor federal devem ser fiscalizados e denunciados bem mais, se forem sinistros autores de deslizes e furor nacional.
A população, amiúde, ouviu dizer que tem o direito de receber atenção à saúde. Acontece que : "O sistema é foda!", como afirmou o justo autor de um premiado filme que permanece no emblema da moda, na era do show corrupto e corruptor descarado, que fortalece o problema. Parece que o "sistema foda" recorda de quem o ajudou e o remunera, como já remunerou muito "fiscalizador" safado ... E caloteou todo trabalhador que o tem denunciado.
Paulo Marcelo Braga
(Salvaterra, 14/08/2025)