MARCELO DELVAUX, EDSON VANDEIRA E JULIANA MARINS
(MORTES DE BRASILEIROS SEM SUPORTES ESTRANGEIROS)
Frequências de mortes infelizes, de brasileiros, e ausências de suportes, nos países estrangeiros, padecem de negligências, carecem de providências jurídicas bem qualificadas em suas turísticas jornadas, além de fatídicas, alopradas.
Em julho do ano passado, o montanhista MARCELO DELVAUX, mineiro de Minas Gerais, apesar de muito experiente, após chegar em Nevado Coropuna, a quarta montanha mais alta do Peru, no dia 25/07/2024, ter permanecido no local, durante dois dias, esperando melhoria no tempo, seguiu em frente.
No dia 30, após ter subido ao cume, onde permaneceu por 30 minutos, Marcelo desceu e caiu na Greta profunda, onde faleceu. A equipe de resgate não conseguiu resgatar o corpo. (1)
No mês passado, um brasileiro e dois peruanos morreram no pico Nevado Artesonraju, na Cordilheira Blanca.
O fotógrafo montanhista brasileiro EDSON VANDEIRA, além de Efraín Pretel Álonzo, da cidade de Huari, e Jesús Huerta Picón, de Caraz, desapareceram dia 29/05/2025. O corpo de Edson foi encontrado há mais de 20 dias. (2)
Neste mês, não fosse, talvez, devido às equipes de resgate e aos guias despreparados, a brasileira JULIANA MARINS teria sobrevivido a queda sofrida, em cratera de vulcão na Indonésia. (3)
A brasileira permaneceu ao relento, durante três dias, sem nenhum tipo de suporte, até, que no quarto dia de sofrimento extenuante, encontrou a morte.
Juliana, que era jornalista, natural de Niterói, teve o corpo sem vida resgatado por um bacana, realista e triunfal herói, AGAM RINJANI, alpinista que agiu como "soldado" voluntário e liderou uma equipe no resgate da jornalista. No Brasil, ele foi aclamado com solidário destaque, pois contribuiu com o translado necessário do corpo sem vida. (4)
TYO SURVIVAL FOI OUTRO HERÓI TRIUNFAL. Ao lado de Agam Rinjani, ELE CONSEGUIU QUE O CORPO DA MOÇA DE NITERÓI FOSSE RESGATADO DE MODO VIRIL.
A negligência do governo da Indonésia não passou despercebida e teve a merecida advertência de brasileiros que fizeram a invasão nas redes sociais do PRESIDENTE DA INDONÉSIA, PRABOWO SUBIANTO para fazer a acusação. (5)
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), informou que assumiu com Mariana, a irmã de Juliana, o compromisso de fazer o traslado do corpo para o Brasil.
O presidente Lula informou ter determinado ao Ministério das Relações Exteriores "que preste todo o apoio à família, o que inclui o traslado do corpo até o Brasil". (6)
Uma porção de gente empática, na nação brasileira, sente que não existiu uma enfática pressão do governo do Brasil no sentido de fazer a presidência da Indonésia ter agido com a urgência devida, o que teria evitado que a brasileira tivesse sofrido a negligência e perdido a vida...
A falta de boa fé e de preparo nos países onde três brasileiros faleceram recentemente, como o peru e a Indonésia, respectivamente, desacata, é claro, a legislação e merecem punição.
Brevemente, haverá imensa demanda de gente em Belém do Pará, em decorrência da Cop 30. Tomara que o Brasil esteja preparado para agir com competência rara e viril numa eventual peleja, na qual for obrigado a conduzir, com urgência, qualquer situação que estiver a ferir a população...
Paulo Marcelo Braga
(Salvaterra, 26/06/2025)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
(1)
Como foram os últimos passos do montanhista brasileiro que morreu no Peru
Colaboração para o UOL
08/07/2024 16h01
Atualizada em
09/07/2024 10h17… - Veja mais em
👇 https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/07/08/ultimos-passos-montanhista-brasileiro-peru.htm?cmpid=copiaecola
(2)
"Corpo de brasileiro desaparecido por mais de 20 dias no Peru é encontrado"
Do UOL, no Rio
22/06/2025 14h27
O corpo do fotógrafo Edson Vandeira, 36, brasileiro que desapareceu há mais de 20 dias no Peru, foi encontrado hoje, informou uma associação do país.
👇
https://share.google/XkFrDKRBfYXmY73Nd
(3)
Morte de brasileira expõe problemas no setor de turismo da Indonésia
Especialistas locais cobram equipamentos e equipes de prontidão, adoção de um procedimento de resgate padrão e mais participação do governo. Brasileira caiu com vida em trilha de vulcão, e resgate só chegou até ela três dias depois, quando já estava morta.
TOPO
Por Deutsche Welle
G1
25/06/2025 16h27 Atualizado há 22 horas
👇
https://share.google/QPh7OMS7pePsQLEJp
(4)
Quem é o voluntário que coordenou resgate de brasileira na Indonésia
Do UOL, em São Paulo
25/06/2025 19h05
👇
https://share.google/Vy6TRVBbsGm1XB7X6
(5)
"Brasileiros 'invadem' redes do presidente da Indonésia após a morte de turista: "Sangue nas mãos"
Juliana Marins foi encontrada morta após cair de uma trilha em um vulcão no Monte Rinjani, na Indonésia"
Redação Terra
25 jun
2025
- 15h23
(atualizado às 17h17)
👇
https://www.terra.com.br/noticias/mundo/brasileiros-invadem-redes-do-presidente-da-indonesia-apos-a-morte-de-turista-sangue-nas-maos,174bbc329b00ad73a5abb3609d89879akchf8fxv.html?utm_source=clipboard
(6)
Corpo da brasileira Juliana Marins é recuperado na Indonésia e família diz que irá à Justiça por 'negligência'
BBC Brasil
25 junho 2025
Atualizado Há 28 minutos
👇
https://share.google/ki8PlT4Ic1zPTrEeY
(7)
A COP 30 E A VARÍOLA DO MACACO 🦧
Narração:
"Dr. Avlis"
Composição:
Paulo Marcelo Braga
(Salvaterra, 01/05/2025)
A "varíola do macaco" não deve causar uma aflição? Esse seria só um fraco e leve patamar de infecção?
Escute e leia no
Site do Escritor:
👇
https://paulomarcelobraga.recantodasletras.com.br/audio.php?cod=117317